Este é sem dúvida o mais completo estudo crítico-biográfico que alguém já dedicou a um autor. Obra em cinco volumes, o "Dostoiévski, de Joseph Frank é um caso raro de persistência, dedicação e talento dedicados ao comentário crítico. É, sem dúvida, muito mais do que isso, mas hoje gostaria apenas de recolher breves trechos sobre o método de trabalho de Frank. Do prefácio a "Dostoiévski, as sementes da revolta", o primeiro volume, anoto os seguintes trechos:
"Aos poucos fui compreendendo que, para fazer justiça à minha concepção de Dostoiévski, teria de apresentá-lo no contexto de uma sólida reconstrução da vida sociocultural de sua época. (...) Meu interesse pela vida pessoal de Dostoiévski é, portanto, estritamente circunscrito. (...) apenas me aprofundo nos aspectos dessa experiência cotidiana que parecem ter alguma importância decisiva, ou seja, aspectos que ajudam a comreender melhor seus livros.
"Não me movo da vida para a obra, mas sigo a direção inversa".
"Detenho-me na observação do ambiente sociocultural em que ele viveu. Foi desse ambiente que ele extraiu as idéias e valores com os quais assimilou toda sosrte de experiências que lhe foi dado viver".
Ao contrário do que costuma ocorrer nas biografias convencionais, em que os incidentes pessoais e os detalhes da vida particular ganham ênfase, creio que uma análise dessa natureza precisa compreender não apenas o estilo, a trajetória, mas também os valores e a concepção de mundo presentes na obra de um autor. E isso não é fácil de ser obtido.
M.S.V.